...

   Notícias


06/06/2018

   Projeto de monitoramento de trilhas no Parque Estadual Fritz Plaumann


A Ecopef vem desenvolvendo em parceria com o IMA (ex FATMA), desde 2008 o monitoramento das condições biofísicas e sociais das quatro trilhas abertas ao uso público no Parque Estadual Frtiz Plaumann.

Os monitoramentos são realizados mensalmente e tem como objetivo principal garantir a segurança do público visitante, por meio da prevenção e manutenção das estruturas físicas (decks, placas, pontes, drenagens, ...) e das condições naturais presentes nas trilhas (condições do piso, taludes, vegetação, ...).

Inicialmente os técnicos coletam em campo as informações referentes às trilhas e após repassam para um banco de dados, este serve como apoio para a tomada de decisão no que se refere às ações de manutenção, também mensalmente é elaborado relatório técnico através dos dados e gráficos gerados.

Recentemente a ponte pênsil da trilha do Lajeado Cruzeiro, e a estrutura do mirante da trilha do mirante passaram por reformas, readequando às mesmas a receberem visitantes com segurança plena. Além destas, rotineiramente são realizadas manutenções de acordo com as demandas necessárias, como desentupimento de drenos, substituição de taboas de madeira, desobstrução de vegetação na trilha, entre outras ações.

Em seus 10 anos de funcionamento, já foram mais de 41 mil visitantes que circularam pelas trilhas e estruturas de uso público do Parque Fritz Plaumann, justificando a necessidade de que se mantenha todas as estruturas em plenas condições ao recebimento e atividades de educação ambiental e lazer por meio das ações do monitoramento de trilhas.



Comentários