...

   Notícias


26/10/2018

   Realizada Conferência Municipal da Criança de Adolescente


Durante o dia de ontem (25) no auditório do centro de eventos do município de Concórdia fora promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. 

As conferências são espaços amplos e democráticos cujo objetivo é envolver o público alvo juntamente com instituições que compõem o conselho consultivo e a fins para discutir ações de proteção à criança e do adolescente, em consonância com o que tange o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e com os temas centrais elencados. São promovidas em primeira estância as conferências municipais, definindo ações prioritárias para os diferentes eixos e elegidos os delegados que defenderão as propostas nas etapas seguintes, conferências estaduais e nacionais.

O tema da conferência deste ano foi a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências abordando diferentes eixos como: I - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; II - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

No período matutino foram apresentadas informações detalhadas sobre os diferentes eixos, a fim de nivelar e discutir com o público presente ações de proteção as crianças e adolescentes e orientar as discussões dos diferentes temas. Já no período vespertino os participantes foram divididos em cinco grupos com intuito de discutir os diferentes eixos e propor ações  prioritárias a serem defendidas na conferência estadual.

Destaca-se que além da participação integral da Ecopef no evento, foi uma das responsáveis juntamente com representante do Grupo Escoteiros por mediar às discussões do eixo III – Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas para as Crianças e Adolescentes. 



Comentários