...

   Notícias


31/12/2019

   Atividades realizadas através da parceria Ecopef e IMA em 2019


Em 2019 através do acordo de cooperação firmado entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA e a Ecopef, foram inúmeras às ações realizadas em prol ao Parque Estadual Fritz Plaumann.  A visitação pública na unidade de conservação e a parceria entre as instituições completaram 12 anos de história. Ao todo, durante o ano, foram recepcionados diretamente, em uma média de permanência superior as duas horas e meia, mais de 4.000 visitantes, provenientes de 90 municípios e 4 países (Brasil, Argentina, Itália e Inglaterra).

Ainda através da parceria com o IMA foram executados projetos de monitoramento ambiental como o de Transgressões Ambientais, Qualidade da água e Monitoramento de Trilhas. Promovido através da Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, a Coleta e Triagem de Resíduos na Ilha e Caminhada Ecológica na Zona de Amortecimento do Parque.  Os três eventos de Trilha Noturna realizados em parcerias com instituições e contando com a participação de moradores locais e público em geral, oportunizaram a visitação em período diferenciado e valorização da gastronomia do entorno do Parque com lanches da agricultura familiar.    

Outras ações, projetos e parcerias movimentaram as escolas, comunidades do entorno e público em geral. A Ecopef através da parceria firmada e anuência do IMA, renovou a parceria financeira com o Consórcio Itá, com a Unimed-Concórdia e com a empresa Gelnex. Também executou os projetos Mateada da Família e Guias Mirins, sendo um deles, classificado através de edital do conselho municipal da criança e do adolescente e o outro, através de dedução fiscal pela empresa Engie Energia por meio de lei de incentivo.  O Projeto Vizinhos do Parque Fritz Plaumann: Sensibilização e Proteção Ambiental, oportunizado através da classificação no edital do Ministério Público Federal, além de equipar a unidade de conservação com placas e boias de sinalização, instalou também cancelas de restrição de acesso em áreas de registro histórico de entrada ilegal. 

Também houve a participação em eventos externos como o Ciência com Pipoca promovido pela UnC Concórdia, Evento de Soltura de Peixes no Reservatório da UHE Itá e Edições da Feira da Rua Coberta promovido pela prefeitura de Concórdia, Santa Catarina.  

As atividades de visitação no centro de visitantes e nas trilhas do Parque Estadual Fritz Plaumann ocorrerão normalmente a partir da sexta-feira, dia 03 de janeiro de 2020.  Confira os horários de visitação no sítio eletrônico do Parque. Informações pelo telefone 49 98839-1493 ou pelo e-mail contato@parquefritzplaumann.org.br

Agradecemos a todos os parceiros, apoiadores, colaboradores e demais simpatizantes pelos resultados atingidos através dos esforços despendidos. Acreditamos que a cada instante e a cada ação cumprida, chegamos mais próximos da realização de nossos ideais, buscando sempre aperfeiçoar a relação com o meio em que vivemos e as pessoas e espécies que nos cercam.  Um Feliz e Próspero 2020!!



Comentários